MEIO AMBIENTE



                           VIDA E MEIO AMBIENTE
                              ILHAS DE PLÁSTICOS




Lixo jogado no mar não some como muitos pensam. Na verdade, formam imensas manchas nas águas,que ameaçam a natureza.
O volume de lixo, principalmente plástico, despejado pela humanidade nos mares é imenso. Previsões de década atrás de que os detritos formariam arquipélagos estão se concretizado.As manchas são gigantescas camadas flutuantes de resíduos.






  • MAR DO SARGAÇO- ATLÂNTICO NORTE/CARIBE - A mancha surgiu devido as correntes do Golfo, Atlântico Norte, das Canárias e do Atlântico Norte Equatorial. Não há informação exata sobre o seu tamanho, mas sua existência já foi comprovada em campo por cientistas.
  • ILHA DE THILAFUSHI - MALDIVAS, OCEANO ÍNDICO - Única das "Ilhas de lixo" onde é possível, de fato, caminhar. Foi criada artificialmente nas Maldivas, justamente para receber toneladas de lixo de vários países asiáticos. Olhando de longe, é impossível confundi-la com uma das ilhas paradisíacas do arquipélago asiático.
  • OCEANO ÍNDICO - A mancha foi descoberta ano passado através de uma análise de água da região. Ainda terá seu tamanho e dano ao ecossistema comprovados. 
  • PACÍFICO LESTE - Meio do caminho entre Havaí e Califórnia. Duas vezes o tamanho do estado do TEXAS, EUA. Outros ambientalistas calculam que extensão total da "sopa" de plástico-microscópicos ou visível- seja próximo à dos EUA inteiro. A "mancha" é dividida em várias ilhas. Foi formado pela ação da zona de Alta Pressão Subtropical do Pacífico Norte, convergência de correntes do oceano e do vento. 
  • PACÍFICO OESTE- Perto do Japão - formado por fenômeno semelhante ao que ocorreu no Pacífico Leste, mas aparentemente é menor. É uma espécie redemoinho que se leva tonelada de lixo  de Coreia, Japão e China para alguma ilhas havaianas. 
  • Fonte: Jornal "O Dia" /Meio Ambiente-Domingo, 17-4-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário